Cidades com nomes engraçados.


Seja Bem-vindo à Puta que Pariu.
O Brasil, com mais de 5 mil municípios, possui diversos exemplos de cidades com nomes estranhos e bem engraçados. Selecionamos e explicamos alguns deles:

Feliz Natal (MT)

Feliz Natal (MT)
Em 1978, um grupo de trabalhadores queria voltar a Sinop (MT) para celebrar o natal com a família, mas se depararam com um rio transbordado. Impossibilitados em seguir viagem, desejaram feliz natal uns aos outros e dessa forma batizaram o rio que, mais tarde, viria a dar nome a cidade. Gentílico: Feliz-natalense.


Anta Gorda (RS)

Anta Gorda (RS)
O pequeno município localizado entre os rios Guaporé e Forqueta ganhou esse nome no começo do século XX, quando, segundo a história, uma anta muito gorda foi morta ali. As pessoas sempre se referiam ao local como aquele onde mataram a “anta gorda”. Gentílico: Antagordense.


Venha-Ver (RN)

Venha-Ver (RN)
Existem duas possíveis origens para o nome: Uma delas diz que um fazendeiro não acreditou quando lhe disseram que sua filha namorava um escravo, “venha ver” teriam dito. Outra explicação teria relação com os judeus da região, “Venha-Ver” viria da união das palavras “venha” e “chaver” (amigo em hebraico). Gentílico: Venha-verense.


Passa e Fica (RN)

Passa e Fica (RN)
Daniel Laureano de Souza construiu sua casa na beira da estrada entre Nova Cruz e Serra de São Bento e ali abriu uma bodega. Ele oferecia bebida e jogos para os que passavam e estes não queriam mais sair. O negócio acabou atraindo mais pessoas que se fixaram no local. Um morador da região, explicando o sucesso da bodega, dizia que o lugar era o “passa e fica”. Gentílico: Passafiquense.


Passabém (MG)

Passabém (MG)
Uma das explicações para o nome viria da hospitalidade dos habitantes que recebiam bem os visitantes e ofereciam uma farta alimentação. Outra hipótese diz que os viajantes perguntavam se dava para “passar bem” em um córrego que se transformava em um atoleiro quando chovia. Gentílico: Passabenense.


Japonvar (MG)

Japonvar (MG)
A cidade foi criada no entroncamento entre três cidades: Januária, São João da Ponte e Varzelândia, daí o nome. Gentílico: Japonvarense.


Varre-Sai (RJ)

Varre-Sai (RJ)
A história do nome vem de meados do século XIX onde nesta localidade havia um rancho. Dona Inácia, proprietária, permitia que os viajantes usassem o estábulo para dormir com a condição de que limpassem tudo antes de sair. Gentílico: Varre-saiense.


Não-Me-Toque (RS)

Não-Me-Toque (RS)
O nome viria de uma planta espinhosa chamada Não-me-toque, comum na região. Outra lenda seria de um fazendeiro português que teria dito algo como: “Não me toque nestas terras”, ou “não me toque daqui”. O nome chegou a ser mudado para “Campo Real”, mas o povo, insatisfeito, trouxe de volta o nome Não-Me-Toque em um plebiscito. Gentílico: Não-me-toquense.


Passa Tempo (MG)

Passa Tempo (MG)
O local era um ponto de descanso para os viajantes que aproveitavam para passar o tempo por ali em meio à paisagem e a tranquilidade do lugar. Com o tempo o nome acabou pegando. Gentílico: Passatempense.


Lagoa da Confusão (TO)

Lagoa da Confusão (TO)
A dificuldade encontrada pelos primeiros habitantes para chegar até uma lagoa, cercada por serras e pântanos, deu origem ao nome desse município. Gentílico: Lagoense.


Lagoa do Carro (PE)

Lagoa do Carro (PE)
Um carro de boi teria caído na água de uma lagoa e o vilarejo, hoje município, acabou ganhando esse nome. Gentílico: Lagoa-carrense.


Jardim de Piranhas (RN)

Jardim de Piranhas (RN)
O nome se origina da Fazenda Jardim e do Rio Piranhas. Gentílico: Jardinense.


Braço do Trombudo (SC)

Braço do Trombudo (SC)
Existem três versões sobre a origem do nome: A primeira é referente às tempestades na região com trombas d’água. A segunda hipótese diz que o nome vem da grande quantidade de antas na região (a anta tem uma pequena tromba). A terceira e mais aceita hipótese fala que a junção de dois rios da localidade tem o formato de uma tromba. Gentílico: Braço-trombudense.


Pedra Mole (SE)

Pedra Mole (SE)
Uma teoria conta que moradores haviam encontrado pedras com pegadas e disseram que as mesmas eram moles. Gentílico: Pedrense.


Antas (BA)

Antas (BA)
Mais uma cidade cujo nome foi influenciado pelas antas! Os primeiros moradores encontraram muitas antas na região e assim surgiu o nome do município. Gentílico: Antense.


E a lista não termina por aí! Existem inúmeras outras cidades com nomes exóticos: Xique-Xique-BA, Sério-RS, Boa Hora-PI, Onda Verde-SP, Peixe-Boi-PA, Espumoso-RS, Segredo-RS, Talismã-TO, Pintópolis-MG, Ressaquinha-MG, Feliz Deserto-AL, Moeda-MG, Bom Conselho-PE, Arame-MA, Passagem Franca-PI, Barro Duro-PI, Pau Grande-RO, Quebrângulo-AL, Jacaré dos Homens-AL, Cachorro Sentado-Go, Bate-Pé-BA, entre outras.


Bônus: Uma cidade estrangeira com nome impronunciável.


Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch (País de Gales)

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch
O que chama a atenção nesta pequena cidade do País de Gales é o tamanho do nome: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, mais frequentemente (para evitar a fadiga) chamada de Llanfair. O nome significa “Igreja de Santa Maria no fundo do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha” em galês. Este nome foi criado na tentativa de promover o turismo na cidade.

Outras localidades com nomes complicados, estranhos ou com sonoridade engraçada para nós: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu (Uma colina na Nova Zelândia), Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg (Um lago nos EUA), Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (Uma estação no País de Gales), Bösta (Suécia), Hell (EUA), Bunda (Austrália), Batman (Turquia), Kirkjubæjarklaustur (Islândia), Szczebrzeszyn (Pôlonia).




Algumas referências:
MT e seus municípios
G1
Terra
Revista Mundo Estranho
Wikipedia
City Brazil
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.co.uk


Imagens:
http://www.feliznatal.mt.gov.br/Banco-de-Imagens/
http://www.skyscrapercity.com/
http://www.passaefica.rn.gov.br/
http://www.vamosapraia.com.br/
http://em-prosa-e-verso.blogspot.com.br/
http://lagoadocarro.com/




Posts relacionados:













1 Comentário

  1. Postado 16/09/2013 as 7:37 pm | Permalink

    Na Bahia conheço 02 lugares de nomes engraçados VAI QUEM QUER e TABOCAS DO BREJO VELHO.

Regras para os comentários:

Este é um lugar para expor suas idéias, conversar, se divertir, tirar dúvidas ou respondê-las. Faça bom uso deste espaço!

1- Comentários agressivos ou desrespeitosos serão excluídos. Faça críticas construtivas civilizadamente!

2- Antes de criticar, certifique-se de ter compreendido o post.

3- Pedidos de parceria deverão ser feitos apenas por e-mail.

4- Dirija-se ao item 5!

5- Comentários contendo apenas propaganda serão excluídos.

6- Comentários com mais de uma URL serão moderados e liberados caso não haja spam.

7- No campo Website, escreva o endereço do seu site/blog. Posso não conseguir retribuir o comentário, mas retribuirei a visita sem problemas!

Em caso de dúvida, comente! Faremos o possível para ajudar.

Obrigado pela visita!


Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*




Ocioso