Fenômenos naturais interessantes.


Uma seleção com alguns dos mais impressionantes e curiosos fenômenos naturais.
Miragens, pedras que se movem sozinhas, auroras, sprites, ruídos misteriosos, luzes que antecedem terremotos e animais que caem do céu durante a chuva.


Fenômenos naturais interessantes.


Miragens.

Fata Morgana avistada na Groenlândia.

Navio refletido pela Fata Morgana.

Uma miragem é um fenômeno causado pela luz que sofre refração ao atravessar camadas de ar de diferentes temperaturas. São divididas em “miragens inferiores” e “miragens superiores”. Miragens inferiores são mais comuns em lugares quentes e produzem uma imagem abaixo do objeto real. Miragens superiores são mais comuns em regiões frias e produzem uma ilusão acima do objeto real. Um tipo de miragem superior é a “Fata Morgana” (do Italiano, Fada Morgana) cujo exemplo mais famoso pode ser avistado no estreito de Messina, Itália.


Glória da manhã.

Trata-se de um raro tipo de nuvem que pode se estender por até 1000 km de comprimento. São vistas em poucos lugares, como na Austrália durante a primavera. Os cientistas ainda não estão certos sobre como essas longas nuvens cilíndricas se formam, mas acreditam que o choque entre correntes de ar marítimas geram o fenômeno. Estas nuvens podem se mover a mais de 60 km/h.


Pedras que “andam”.

Pedras aparentemente se movem sozinhas no Vale da Morte em Racetrack Playa.

No Racetrack Playa em Death Valley, Califórnia, algumas pedras parecem se mover sozinhas deixando para trás um longo rastro. Não há ainda uma explicação definitiva para esse fenômeno, mas a hipótese mais aceita é a de que fortes ventos moveriam as pedras que deslizariam sobre o solo coberto por gelo ou lama fresca.


Auroras.

Aurora Boreal sobre o Alasca.

São fenômenos ópticos observados durante a noite nas regiões polares. A colisão de partículas trazidas pelos ventos solares com átomos das camadas mais altas da atmosfera da Terra dá origem às auroras. As Auroras Boreais são vistas no Pólo Norte e as Auroras Austrais, no Pólo Sul.


Sprites.

Sprite
São um tipo de evento luminoso transitório ou TLE (Transient Luminous Event). São relâmpagos que saem das nuvens em direção ao céu. São difíceis de serem observados, pois além de ocorrerem a uma grande altitude, duram apenas frações de segundo. Os Sprites podem ter mais de 50 km de largura e mais de 60 km de altura. Outros TLEs semelhantes são os Elfos e Blue Jets.


Chuvas de sapos.

Chuva de animais no Japão.
Pode parecer lenda da bíblia coisa de filme, mas é um fenômeno real. Em várias partes do mundo são relatados casos em que pequenos animais caem do céu durante a chuva. A explicação mais aceita é a de que um tornado ou uma tromba-d’água suga esses animais e os lança dentro das nuvens. Sapos, ratos, pássaros e peixes chegam mortos e congelados ao solo, mas já foram testemunhados casos nos quais os bichos sobreviveram. Alguns povos chegavam a acreditar que os peixes nasciam no céu e depois seguiriam para seu habitat final durante uma tempestade.


O Som de Taos (Taos Hum).

Taos Hum
Um misterioso som é ouvido em Taos, Novo México. A origem desse som, descrito por alguns como o som de um motor a diesel, ainda é desconhecida. Um ruído semelhante a esse foi relatado no Havaí onde estaria relacionado à atividade vulcânica.


Luzes de terremotos.

Luzes de terremotos.
Em algumas partes do mundo, luzes coloridas teriam sido avistadas no céu antes e durante terremotos. O atrito entre as placas tectônicas lançaria na atmosfera descargas elétricas que reagiriam com os gases do ar criando o efeito. Há até mesmo quem acredite que as luzes são provocadas por um experimento norte-americano capaz de criar terremotos! (Haarp)


Algumas fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fata_Morgana_%28mirage%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Earthquake_light
http://www.sky-fire.tv/index.cgi/spritesbluejetselves.html
http://www.livescience.com/strangenews/top10_unexplained_phenomena-1.html
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap090824.html
http://geology.com/articles/racetrack-playa-sliding-rocks.shtml






Posts relacionados:













4 Comentários

  1. Sergio
    Postado 11/10/2010 as 7:19 pm | Permalink

    Muito legal o post. Fenomenos curiosos, muitos sem explicação. E tem gente que acha que temos as respostas de tudo. Muita calma nessa hora.

  2. francielly fagundes dos santos
    Postado 20/10/2010 as 9:56 am | Permalink

    muito bom essas informaçoes

  3. francielly fagundes dos santos
    Postado 20/10/2010 as 10:11 am | Permalink

    nos somos muito estudiosas e gostamos muito desse conteudo que nos somos nerd e estamos na faculdade de fisica.kerica fran e dani

  4. Não interessa!
    Postado 27/01/2011 as 4:16 pm | Permalink

    “Pode parecer lenda da bíblia coisa de filme…”
    Lenda só se for seu site!
    Os contos da Bíblia são reais!

3 Trackbacks

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Ana Paula Bertoni, Gerson. Gerson said: Queria ver as pedras que andam http://reticente.com.br/2010/10/fenomenos-naturais-interessantes/ [...]

  2. [...] Uma seleção com alguns dos mais impressionantes e curiosos fenômenos naturais. Miragens, pedras que se movem sozinhas, auroras, sprites, ruídos misteriosos, luzes que antecedem terremotos e animais que caem do céu durante a chuva. LEIA MAIS… [...]

  3. [...] seleção com alguns dos mais impressionantes e curiosos fenômenos naturais. Ver conteúdo completo Google BuzzFacebookTwitterVote neste posttopvotes.appspot.com Tags: fata morgana, fenômenos, [...]

Regras para os comentários:

Este é um lugar para expor suas idéias, conversar, se divertir, tirar dúvidas ou respondê-las. Faça bom uso deste espaço!

1- Comentários agressivos ou desrespeitosos serão excluídos. Faça críticas construtivas civilizadamente!

2- Antes de criticar, certifique-se de ter compreendido o post.

3- Pedidos de parceria deverão ser feitos apenas por e-mail.

4- Dirija-se ao item 5!

5- Comentários contendo apenas propaganda serão excluídos.

6- Comentários com mais de uma URL serão moderados e liberados caso não haja spam.

7- No campo Website, escreva o endereço do seu site/blog. Posso não conseguir retribuir o comentário, mas retribuirei a visita sem problemas!

Em caso de dúvida, comente! Faremos o possível para ajudar.

Obrigado pela visita!


Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*




Ocioso